Desempenho de Pavimentos concreto reforçado com fibras: Análise da Transferência de Carga com Métodos Não Destrutivos
Palavras-chave:
Pavimento de concreto reforçado com macrofibras, FWD, juntas de retração.Resumo
Este trabalho avalia o desempenho estrutural de um pavimento experimental de concreto de cimento Portland, com foco na eficiência de transferência de carga (LTE) entre placas. Utilizando o equipamento Falling Weight Deflectometer (FWD), foram aplicadas cargas dinâmicas para simular o tráfego e medir deflexões superficiais. A LTE foi calculada com base na razão entre deflexões em placas carregadas e não carregadas, considerando variações térmicas e presença de fissuras. Os resultados indicam LTE superior a 80% em todas as placas, com destaque para o valor mais baixo (83,8%) entre placas com fissura leve. O estudo também analisou propriedades mecânicas do concreto e o Índice de Condição do Pavimento (ICP), que foi classificado como excelente. Pavimentos de concreto reforçado com fibras (CRF) mostraram-se promissores para vias de baixo e médio tráfego, mesmo sem barras de transferência, desde que as fibras sejam utilizadas em teores adequados.
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