Desempenho de Pavimentos concreto reforçado com fibras: Análise da Transferência de Carga com Métodos Não Destrutivos

Autores

  • Nadia Cazarim PUC-
  • Giovanni Teodoro de Castro
  • Marco Antonio Carnio
  • Ana Beatriz da Silva Santos

Palavras-chave:

Pavimento de concreto reforçado com macrofibras, FWD, juntas de retração.

Resumo

Este trabalho avalia o desempenho estrutural de um pavimento experimental de concreto de cimento Portland, com foco na eficiência de transferência de carga (LTE) entre placas. Utilizando o equipamento Falling Weight Deflectometer (FWD), foram aplicadas cargas dinâmicas para simular o tráfego e medir deflexões superficiais. A LTE foi calculada com base na razão entre deflexões em placas carregadas e não carregadas, considerando variações térmicas e presença de fissuras. Os resultados indicam LTE superior a 80% em todas as placas, com destaque para o valor mais baixo (83,8%) entre placas com fissura leve. O estudo também analisou propriedades mecânicas do concreto e o Índice de Condição do Pavimento (ICP), que foi classificado como excelente. Pavimentos de concreto reforçado com fibras (CRF) mostraram-se promissores para vias de baixo e médio tráfego, mesmo sem barras de transferência, desde que as fibras sejam utilizadas em teores adequados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABNT. NBR 12142: Concreto - Determinação da resistência à tração na flexão de corpos de prova prismáticos. 2010. Rio de Janeiro, 2010.

ABNT. NBR 16889: Concreto - Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone. 2020. Rio de Janeiro, 2020.

ABNT. NBR 16940: Concreto reforçado com fibras - Determinação das resistências à tração na flexão (limite de proporcionalidade e resistências residuais) - Método de ensaio, 2021.

BALBO, José Tadeu. Pavimentação Asfáltica: materiais, projeto e restauração. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.

BARMAN, Manik et al. Toward the development of pavement-specific structural synthetic fibers. St. Paul: Minnesota Department of Transportation, 2024.

BARMAN, Manik et al. Post-crack flexural and joint performance behaviors of fiber-reinforced concrete for pavements. Transportation Research Record, v. 2676, n. 2, p. 290-301, 2021.

DNIT. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. PRO-062/2004. Regulamentada em 25 de novembro de 2004. Pavimentos rígidos – Avaliação objetiva - Procedimento. Rio de Janeiro, 1.ed., p. 29. 2004.

DNIT. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. IPR-714/2005. Regulamentada em 26 de julho de 2007. Manual de Pavimentos Rígidos. Rio de Janeiro, 2.ed., p. 234. 2005.

KHAZANOVICH, Lev et al. Evaluation of joint and crack load transfer: final report. Champaign, IL: ERES Consultants / Federal Highway Administration, 2003.

MnDOT. (2019). MnDOT Pavement Design Manual. St. Paul, MN: Minnesota Department of Transportation.

PHARES, Brent M et al. Development of a high speed rigid pavement analyzer: phase I feasibility and need study. Ames, IA: National Concrete Pavement Technology Center, Iowa State University, 2008.

VANDENBOSSCHE, Julie M. Effects of slab temperature profiles on use of falling weight deflectometer data to monitor joint performance and detect voids. Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, n. 2005, p. 75-85, 2007.

Publicado

2025-12-09